O escritório Herzog & de Meuron divulgou imagens de sua proposta para um Hospital Universitário na Basileia, Suíça. O edifício de 68 metros de altura e mais de 5.000 metros quadrados exibe o recorrente aspecto minimalista de diversos projetos da dupla, respeitando o contexto histórico onde está inserido. Projetado em colaboração com a firma Rapp Architekten, o hospital de 12 pavimentos abrigará um ambulatório e um centro de nefrologia.
O esquema foi projetado com três dimensões em mente: planejamento urbano, arquitetura e planejamento hospitalar. Equilibrando o respeito pela história da arquitetura com o futuro da universidade, o projeto é conformado por três elementos: uma base, um cubo e um pavilhão.
Trabalhando em colaboração com Teamplan e Rapp, Herzog & de Meuron traduziu a complexa demanda em uma composição simples de três estruturas. Uma base horizontal cuja altura varia de três a quatro pavimentos abriga dois objetos flutuantes: um cubo de doze pavimentos e um pavilhão em forma de rim de um único nível. Essa divisão do grande volume em estruturas menores permite a sobreposição de usos diversos e a composição de atmosferas precisas, voltadas tanto para o ambiente urbano como para o jardim do hospital.
Via: Herzog & de Meuron
Planejamento geral: Herzog & de Meuron, Basileia, Suíça / Rapp Architekten AG, Münchenstein, Suíça
Paisagismo: Vogt Landschaftsarchitekten, Zurique, Suíça
Planejamento hospitalar: Teamplan GmbH, Tübingen, Alemanha
Engenharia elétrica: SYTEK AG, Binningen, Suíça
Aquecimento e ventilação: Planning Hochstrasser Glaus & Partner Consulting AG, Zurique, Suíça
MEP: Schudel+Schudel Ing. SIA, Kollbrunn, Suíça
Engenharia estrutural: ZPF Ingenieure AG, Basileia, Suíça
Automação: Hochstrasser Glaus & Partner Consulting AG, Zurique, Suíça
Coordenação técnica: Rapp Architekten AG, Münchenstein, Suíça
Imagens: Atelier Aron Lorincz, Budapeste, Hungria